Psicanálise: de Freud a Lacan | História e desdobramentos.

Psicanálise: de Freud a Lacan | História e desdobramentos.
Moraes, B. Psicanálise: de Freud a Lacan | História e desdobramentos. Espaço Penseé. 2020

O Surgimento da psicanálise

A psicanálise começou com Sigmund Freud em Viena por volta de 1900, onde o autor se reunia com um grupo de discípulos. Esses encontros passaram a ser chamados inicialmente de reuniões das quartas feiras, posteriormente sendo renomeada para a sociedade psicanalítica de Viena.

Chegou um momento, em que os trabalhos de Freud despertaram interesse de muitos acadêmicos e estudiosos, sendo que muitos deles vieram a se integrar no movimento.

Três regiões foram referencia nos interesses pelas obras de Freud, Berlin, Budapeste e Zurique, podemos pensar essas três regiões geograficamente como as primeiras escolas de psicanalise. Também surgiu em Londres uma importante escola de psicanalise e que até os dias de hoje é uma das principais influencias na área, que seria a escola inglesa, onde encontramos os trabalhos de Ana Freud, Melanie Klein e Donald Woods Winnicott, e posteriormente com autores como Bion e outros.

A psicanálise na França – Jacques Lacan

Por último, com uma chegada tardia da psicanalise na França, Jacques Lacan propõe uma nova escola, a escola francesa de psicanálise. Surge em Lacan, uma crítica aos modelos de transmissão da psicanálise, e também a um certo esquecimento das obras do Freud, já que é característico das escolas inglesas a constituição de formas alternativas de pensar a psicanalise que se distanciavam das propostas originais de Freud.

Lacan então propõe uma releitura dos trabalhos Freudianos, trazendo contribuições importantíssimas para o movimento psicanalítico, no entanto, embora seu trabalho seja extremamente rico, Lacan alega que sua única contribuição para a psicanalise foi a descoberta do objeto a. Sendo assim, seus seminários são uma rigorosa exploração das obras de Freud onde foi possível compreender e rever muitos conceitos e trabalhos perdidos.

Uma pergunta que fica é, qual a diferença teórica dessas duas principais escolas? Embora ambas tenham como referencia principal o pai da psicanálise, os modelos ingleses estão mais vinculados aos trabalhos de Klein, Winnicott e Bion, enquanto a psicanalise francesa esta relacionada aos trabalhos de Freud e Lacan.

Recomendação:

Ler a teoria dos discursos de Jacques Lacan para compreender melhor sua critica aos modelos de transmissão da psicanalise inglesa e o distanciamento das referencias bases da psicanalise.


Fontes:

As Clínicas da Psicanálise: Sutileza e Força dos “Jogos de Verdade” na Produção de Subjetividade – 2016

Informações do autor:

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais publicações:

curso de introdução a psicanalise lacaniana

Introdução à Psicanálise: De Freud a Lacan

Começo aqui uma jornada de várias aulas de introdução a psicanálise Lacaniana, focada nos trabalhos e ideias do importantíssimo psicanalista Francês Jacques Lacan. Nessa primeira aula, vamos explorar os conceitos fundamentais da Psicanálise. Se você tem interesse em psicologia ou está curioso sobre as teorias de Jacques Lacan, assista o vídeo até o final. Vamos abordar temas como o inconsciente estruturado como uma linguagem, os três registros (Real, Simbólico e Imaginário), o Estádio do Espelho, o Nome-do-Pai, o desejo e o objeto a.

Continuar leitura...
Ansiedade: Entendendo Sob a Ótica da Psicanálise Lacaniana

O Que é Ansiedade? Reflexões Psicanalíticas

Neste artigo, exploramos o conceito de ansiedade na psicanálise lacaniana através de uma experiência fictícia em consulta. Discutimos como devolver a responsabilidade de definição ao próprio paciente pode promover um entendimento mais profundo e autônomo da ansiedade. Compreenda a importância da autoresponsabilidade no processo terapêutico e como isso pode transformar a abordagem ao tratar a ansiedade.

Continuar leitura...