Psicanálise e hipnose – A descoberta Freudiana
Como já sabemos, nos primeiros passos de Freud, antes do surgimento da psicanálise, conforme vemos no texto publicações pré-psicanalíticas e esboços inéditos, o autor se utilizou da hipnose em diversos momentos, na tentativa de lidar com os casos de histeria. Freud considera a hipnose como uma técnica que fracassa, ao oferecer este modelo como tratamento para os sujeitos. Freud percebeu, em primeiro momento, que a hipnose poderia promover uma cura do sofrimento, produzindo a partir de ordens diretas a suspensão dos sintomas, no entanto, a longo prazo foi notório a perda do efeito hipnótico em seus pacientes e o retorno desses sintomas, muitas vezes em um estado até mais agravado. Nem todos são hipnotizáveis, de caso a caso, irá depender segundo Freud, da autoridade investida pelo paciente naquele hipnotizador e também dos níveis de consciência do próprio paciente.
História e metodo
Entre a utilização da hipnose e a descoberta da associação livre, Freud utilizou o método catártico, aplicando a hipnose para despertar lembranças mais antigas dos pacientes.
Em seguida Freud abandona a hipnose, mas algo se conserva deste método, a intrusão, que o acompanha na descoberta da associação livre. Podemos assim pensar nesse método como sendo o divã. O divã promove o rebaixamento dos níveis de consciência .– Ler publicação anterior sobre o divã –., Dessa forma, a hipnose clássica não é um método eficaz na elaboração e no tratamento de sintomas, uma vez que ela gera uma dependência a figura do mestre, e impede que o sujeito elabore por si só os seus sintomas. Isso irá impedindo-o de construir sua própria narrativa e de apropriar-se de si, justamente pela relação de dependência e agravamento dos sintomas que vemos em muitos métodos hipnóticos feitos hoje em dia, com o intuito único de capitalização e sensacionalismo.
MAS A HIPNOSE PODE SER USADA EM ALGUM CONTEXTO? Sim, atualmente ela é muito utilizada por cirurgiões, dentistas e outras áreas que requerem por um período de tempo a diminuição do sofrimento (Anestesia). Constatamos que, no tratamento dos sintomas, o método da associação livre, desde Freud, é o que se apresenta como a melhor forma de lidar com as questões do sujeito.
FONTES:
Publicações pré-psicanalíticas e esboços inéditos – 1886-99 – Freud. S
Hipnose ou psicanálise? | Christian Dunker | Falando nIsso 77 – Youtube #psicanalise#psicanálise#Freud#hipnose#psicologia