O Psicólogo nas organizações – Psicologia organizacional e do trabalho.

Para acessar mais temas acesse: ESPAÇO PENSEÉ

Psicologia organizacional e do trabalho
O Psicólogo nas organizações – trabalho realizado pelo psicólogo Bruno Moraes (2020)

Qual a função do psicólogo nas organizações?

Creio que este é um tema de grande importância a ser debatido nos dias atuais. Ter um profissional de psicologia em uma empresa/instituição é bom? É caro? O que ganha e o que se perde? Qual a função de um(a) psicólogo(a) nas organizações?

Inúmeras são as possibilidades de atuação do psicólogo em uma empresa, instituição, organização e etc. A importância desse profissional se estende para além da logica de produção, mas sim, caminha na direção da humanização e de apresentar medidas que possam promover qualidade de vida e bem-estar no trabalho.

Nota-se que um dos desafios presentes para esse profissional é a conciliação de interesses, quando estamos falando de humanização. Muitas vezes as necessidades identificadas não condizem com as transformações esperadas pelo diretor, presidente, empregador ou qualquer que seja o cargo de liderança máxima daquele ambiente. É comum que condições de trabalho inadequadas, por exemplo, sejam identificadas no levantamento de informações a respeito daquela organização, e muitas vezes tais processos já fazem parte estrutural da cultura daquela organização. Nesse sentido é necessário ter um cuidado maior e propor medidas que possam apoiar tanto os empregados quanto os empregadores.

Isso quer dizer que as produções, metas e ganhos da empresa devem ser colocados de lado? Não! Pesquisas recentes comprovam que obtendo condições de trabalho mais humanas, os ganhos podem ser potencializados significativamente, ampliando a produção da equipe. Isso porque obtendo qualidade de vida, espaço para lazer e descanso e condições dignas de trabalho, é possível obter não apenas um meio de produção, mas sim um sujeito humano inserido em um ambiente de trabalho.

Psicólogo organizacional, quanto custa? É Caro?

Os valores de contratação de um psicólogo organizacional podem variar de profissional para profissional, não existindo um preço fixo que determine o valor desse serviço. No entanto a media salarial de um psicólogo organizacional varia entre:

VALORES EM R$Salário MensalSalário AnualSalário Por SemanaSalário Por Hora
Piso Salarial2.665,9531.991,40666,4913,87
Média Salarial2.920,9835.051,81730,2515,19
1º Quartil1.615,5619.386,74403,898,40
Salário Mediana2.520,0030.240,00630,0013,11
3º Quartil4.612,7855.353,381.153,2023,99
Teto Salarial6.048,4272.581,011.512,1031,46
Piso Salarial: Média do salário base de acordos, convenções coletivas e dissídios coletivos com menções ao cargo de Psicólogo Organizacional negociados por sindicatos e registrados no MTE;
Média Salarial: A soma de todos os salários dividido pelo total de salários de profissionais no cargo de Psicólogo Organizacional da amostragem. Cálculo de média aritmética simples;
1° Quartil: Primeiro quartil é o cálculo que separa 25% dos menores salários e obtém a média salarial entre eles;
Salário Mediana: Mediana é o valor que mostra o salário bem ao centro da amostragem. o cálculo separa os dados de modo que 50% dos salários informados são superiores a esse nível e 50% são inferiores;
3º Quartil: Cálculo que separa 25% dos maiores salários e obtém a média salarial entre eles;
Teto Salarial: Corresponde aos maiores salários no cargo, observando-se ponderações e filtros exclusivos do nosso algoritmo de pesquisa salarial.

Como o psicólogo organizacional pode contribuir para a organização?

Embora muitos empregadores considerem que a contratação de um profissional de psicologia possa ser um gastos a mais, o que pode acontecer é exatamente o oposto, trazendo ganhos significativo para aquela empresa. Um empregado que trabalha com qualidade de vida, tendo seus direitos devidamente atendidos e condições de trabalho dignas, pode passar longos anos de sua carreira dedicado ao crescimento organizacional. Se observamos as empresas que possuem por habito cultural a negação de direitos trabalhistas, por exemplo, nota-se um grande giro de funcionários, inúmeros processos rescisórios, processos jurídicos e as despesas só aumentam. Sem falar que é sempre necessário investir no treinamento de novos funcionários o que prejudica a produção e desvaloriza a cultura organizacional.

O psicólogo irá atuar na intermediação das relações, identificando as necessidades de todos e envolvidos e trabalhando na gestão dos conflitos. Também é tarefa deste profissional, apresentar possíveis intervenções que busquem promover a qualidade de vida, crescimento organizacional e cultural daquela empresa ou instituição.

Treinamento, desenvolvimento e educação.

A IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO | Humanização, Treinamento, Desenvolvimento

#psicologia#Psicologia#psicanalise#psicanálise#organizacional#instituicional#trabalho#qualidadedevida#desenvolvimento#crescimento#treinamento#educação#psicologo#rh#humanização

Informações do autor:

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais publicações:

O Que é Ansiedade? Reflexões Psicanalíticas

Neste artigo, exploramos o conceito de ansiedade na psicanálise lacaniana através de uma experiência fictícia em consulta. Discutimos como devolver a responsabilidade de definição ao próprio paciente pode promover um entendimento mais profundo e autônomo da ansiedade. Compreenda a importância da autoresponsabilidade no processo terapêutico e como isso pode transformar a abordagem ao tratar a ansiedade.

Continuar leitura...