A hipnose na psicanálise – história e método.

A hipnose na psicanalise - historia e método -Freud netflix - hipnose
Imagem construída com base na serie exibida e produzida pela Netflix@psicanálisenacultura -A hipnose na psicanalise – historia e método – ESPAÇO PENSEÉ

Psicanálise e hipnose – A descoberta Freudiana

Como já sabemos, nos primeiros passos de Freud, antes do surgimento da psicanálise, conforme vemos no texto publicações pré-psicanalíticas e esboços inéditos, o autor se utilizou da hipnose em diversos momentos, na tentativa de lidar com os casos de histeria. Freud considera a hipnose como uma técnica que fracassa, ao oferecer este modelo como tratamento para os sujeitos. Freud percebeu, em primeiro momento, que a hipnose poderia promover uma cura do sofrimento, produzindo a partir de ordens diretas a suspensão dos sintomas, no entanto, a longo prazo foi notório a perda do efeito hipnótico em seus pacientes e o retorno desses sintomas, muitas vezes em um estado até mais agravado. Nem todos são hipnotizáveis, de caso a caso, irá depender segundo Freud, da autoridade investida pelo paciente naquele hipnotizador e também dos níveis de consciência do próprio paciente.

História e metodo

Entre a utilização da hipnose e a descoberta da associação livre, Freud utilizou o método catártico, aplicando a hipnose para despertar lembranças mais antigas dos pacientes.

Em seguida Freud abandona a hipnose, mas algo se conserva deste método, a intrusão, que o acompanha na descoberta da associação livre. Podemos assim pensar nesse método como sendo o divã. O divã promove o rebaixamento dos níveis de consciência .– Ler publicação anterior sobre o divã –., Dessa forma, a hipnose clássica não é um método eficaz na elaboração e no tratamento de sintomas, uma vez que ela gera uma dependência a figura do mestre, e impede que o sujeito elabore por si só os seus sintomas. Isso irá impedindo-o de construir sua própria narrativa e de apropriar-se de si, justamente pela relação de dependência e agravamento dos sintomas que vemos em muitos métodos hipnóticos feitos hoje em dia, com o intuito único de capitalização e sensacionalismo.

MAS A HIPNOSE PODE SER USADA EM ALGUM CONTEXTO? Sim, atualmente ela é muito utilizada por cirurgiões, dentistas e outras áreas que requerem por um período de tempo a diminuição do sofrimento (Anestesia). Constatamos que, no tratamento dos sintomas, o método da associação livre, desde Freud, é o que se apresenta como a melhor forma de lidar com as questões do sujeito.

FONTES:


Publicações pré-psicanalíticas e esboços inéditos – 1886-99 – Freud. S
Hipnose ou psicanálise? | Christian Dunker | Falando nIsso 77 – Youtube #psicanalise#psicanálise#Freud#hipnose#psicologia

Psicólogo Bruno Moraes
Bruno Moraes – Psicólogo

Informações do autor:

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais publicações:

Introdução à Psicanálise: De Freud a Lacan

Começo aqui uma jornada de várias aulas de introdução a psicanálise Lacaniana, focada nos trabalhos e ideias do importantíssimo psicanalista Francês Jacques Lacan. Nessa primeira aula, vamos explorar os conceitos fundamentais da Psicanálise. Se você tem interesse em psicologia ou está curioso sobre as teorias de Jacques Lacan, assista o vídeo até o final. Vamos abordar temas como o inconsciente estruturado como uma linguagem, os três registros (Real, Simbólico e Imaginário), o Estádio do Espelho, o Nome-do-Pai, o desejo e o objeto a.

Continuar leitura...