O que é a neurose? É Normal ser neurótico? Sou neurótico?

O que é a neurose? É Normal ser neurótico? Sou neurótico? Tema sugerido por @anaschn

O que é a neurose? É Normal ser neurótico? Sou neurótico?
Moraes, M. O que é a neurose? É Normal ser neurótico? Sou neurótico? Espaço Penseé. 2020

O que é “Normal”?

Em geral, o próprio conceito de normalidade esta atrelado a dimensão dos neuróticos, a noção de coletivo, de um sujeito social, que vive dentro de uma ordem estabelecida pela cultura. O neurótico constrói para si um paradigma de normalidade, um limite que o diferencia e o distancia da “loucura”. Mas a neurose é uma patologia? Tem cura? Não se pode pensar em cura para algo que não é doença.

O que é a neurose para a psicanálise?

Para entendermos a neurose, é preciso compreende-la como uma estrutura de linguagem, ou seja, uma das possíveis estruturas escolhidas pelo sujeito pelo qual o mesmo irá operar em sua relação com o outro. Em psicanálise, é possível pensar em três manifestações distintas do desejo para a neurose, na neurose histérica, um desejo insatisfeito, na neurose obsessiva um desejo impossível e na neurose fóbica um desejo prevenido.

Qual a diferença entre neurose e psicose?

Na neurose, o sujeito habita a linguagem, ao passo que, na psicose, o sujeito é habitado pela linguagem. Quando não há significação fálica no sujeito psicótico, e não há operação das leis de simbolização, o psicótico se utiliza das palavras numa tentativa de burlar as leis do símbolo (LACET, 2004).

Para a psicanálise, a neurose se origina de uma luta do ego, que posteriormente continua no id, a fim de recalcar um impulso proveniente deste, que contradiz com os princípios do ego e do superego. A partir daí surgem representações substitutivas que se impõe ao ego, constituindo o sintoma. Logo, o ego continua a lutar contra o sintoma, e está então constituído o quadro neurótico.

Qual o tratamento para a neurose?

É possível pensar que o sujeito neurótico goza por via do sintoma, e é na clinica que esse sintoma se manifesta, nos equívocos de linguagem, nos chistes, nos atos falhos, e o trabalho ocorre em direção a elaboração desses sintomas, não no sentido de eliminação ou cura, mas de elaboração, afinal, se eliminado os sintomas o que sobra do sujeito?

Referências:

Lacet, C. (2004). The forclusion of the name of the father to the general forclusion: Considerations about the theory of psychosis to Lacan.
Psicologia USP, 15(1/2), 243-262.

A respeito do diagnóstico realizado na clínica psicanalítica, Assista o vídeo:

A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO PARA A PSICANÁLISE | Isaías Ferreira
Freud pontua em sua obra a importância do diagnóstico para a psicanálise, tema que foi aprofundado nos trabalhos de Jacques Lacan. O que são as neuroses? O que são as psicoses? e a perversão? O psicanalista Isaías Ferreira, membro do movimento psicanalítico do ABC paulista discute neste vídeo detalhes valiosos no que se trata do diagnóstico em psicanálise.

Psicólogo Bruno Moraes

Psicanálise na cultura

@bruno-moraes

Ansiedade análise arte bolsonaro brasileira covid cura depressão desdobramentos desigualdade enamorado fase Foucault Freud genero historia homem Jacques Lacan Klein Lacan mulher neurose Normal não o diabo outro perversao poder política por que psicanalise Psicanálise Psicologia psicose Pulsão quarentena raça Sigmund Freud surgimento surrealismo são paulo TEA tem tratamento vermelha

Informações do autor:

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais publicações:

curso de introdução a psicanalise lacaniana

Introdução à Psicanálise: De Freud a Lacan

Começo aqui uma jornada de várias aulas de introdução a psicanálise Lacaniana, focada nos trabalhos e ideias do importantíssimo psicanalista Francês Jacques Lacan. Nessa primeira aula, vamos explorar os conceitos fundamentais da Psicanálise. Se você tem interesse em psicologia ou está curioso sobre as teorias de Jacques Lacan, assista o vídeo até o final. Vamos abordar temas como o inconsciente estruturado como uma linguagem, os três registros (Real, Simbólico e Imaginário), o Estádio do Espelho, o Nome-do-Pai, o desejo e o objeto a.

Continuar leitura...