LACAN E A VERDADE SOBRE A VERDADE

Lacan e a verdade sobre a verdade
Moraes, B. Freud ‑ LACAN E A VERDADE SOBRE A VERDADEEspaço Penseé (2020)

Todas as lições de seu seminário desembocavam numa conclusão impactante que reciclava o enigma, anunciando para a lição seguinte sua resolução, sempre adiada. (…) Vislumbrava-se a cada vez algo novo, como num relâmpago que reverberasse uma verdade inédita, embora semidita. Isso conferia a seu ensino o aspecto de uma espiral. Íamos lá semana após semana na expectativa de uma revelação, que sem dúvida assumia para cada um o rosto de seu desejo. Expectativa ao mesmo tempo sempre frustrada e compensada pelo inesperado do que ele trazia. ‘Mais, ainda’ era o nome do desejo que ele não cessava de suscitar pelo entusiasmo que cada um de seus achados despertava. “

REFERÊNCIAS:

MILLOT, Catherine. A vida com Lacan. Zahar; 1ª edição, 2017

NOTAS DA EDITORA:

Vencedor do Prêmio Literário André Gide de 2016 Nessas páginas de memórias, Catherine Millot relembra com doçura, firmeza, sinceridade e humor os anos de convivência e relacionamento pessoal com Lacan, de 1972 até sua morte, em 1981 – dando ao leitor acesso a um prisma peculiar do mestre francês da psicanálise. “Houve um tempo em que eu tinha a sensação de ter apreendido o ser de Lacan em sua essência. De ter uma espécie de intuição de sua relação com o mundo, um acesso misterioso ao lugar íntimo de onde emanava sua ligação com os seres e as coisas, e também com ele próprio. Era como se eu houvesse deslizado para dentro dele. Essa sensação ia de par com a impressão de estar compreendida, no sentido de estar integralmente incluída nessa sua compreensão, cuja extensão me ultrapassava. … Eu me sentia transparente para Lacan, convencida de que ele detinha um saber absoluto a meu respeito. Não ter nada a dissimular, nenhum mistério a preservar, dava-me uma total liberdade com ele, mas não só. Uma parte essencial de meu ser lhe era entregue, ele tinha sua guarda, eu me sentia aliviada. Vivi a seu lado anos a fio nessa leveza.”

Lacan verdade
Editora : Zahar; 1ª edição (24 agosto 2017)
Idioma: : Português
Capa comum : 116 páginas
ISBN-10 : 8537816884
ISBN-13 : 978-8537816882
Dimensões : 20.8 x 13.8 x 0.8 cm
Ranking dos mais vendidos: Nº 76,437 em Livros (Conheça o Top 100 na categoria Livros)Nº 426 em Psicanálise Saúde, Boa Forma e Dieta

Informações do autor:

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais publicações:

Introdução à Psicanálise: De Freud a Lacan

Começo aqui uma jornada de várias aulas de introdução a psicanálise Lacaniana, focada nos trabalhos e ideias do importantíssimo psicanalista Francês Jacques Lacan. Nessa primeira aula, vamos explorar os conceitos fundamentais da Psicanálise. Se você tem interesse em psicologia ou está curioso sobre as teorias de Jacques Lacan, assista o vídeo até o final. Vamos abordar temas como o inconsciente estruturado como uma linguagem, os três registros (Real, Simbólico e Imaginário), o Estádio do Espelho, o Nome-do-Pai, o desejo e o objeto a.

Continuar leitura...