Psicanálise: de Freud a Lacan | História e desdobramentos.

Psicanálise: de Freud a Lacan | História e desdobramentos.
Moraes, B. Psicanálise: de Freud a Lacan | História e desdobramentos. Espaço Penseé. 2020

O Surgimento da psicanálise

A psicanálise começou com Sigmund Freud em Viena por volta de 1900, onde o autor se reunia com um grupo de discípulos. Esses encontros passaram a ser chamados inicialmente de reuniões das quartas feiras, posteriormente sendo renomeada para a sociedade psicanalítica de Viena.

Chegou um momento, em que os trabalhos de Freud despertaram interesse de muitos acadêmicos e estudiosos, sendo que muitos deles vieram a se integrar no movimento.

Três regiões foram referencia nos interesses pelas obras de Freud, Berlin, Budapeste e Zurique, podemos pensar essas três regiões geograficamente como as primeiras escolas de psicanalise. Também surgiu em Londres uma importante escola de psicanalise e que até os dias de hoje é uma das principais influencias na área, que seria a escola inglesa, onde encontramos os trabalhos de Ana Freud, Melanie Klein e Donald Woods Winnicott, e posteriormente com autores como Bion e outros.

A psicanálise na França – Jacques Lacan

Por último, com uma chegada tardia da psicanalise na França, Jacques Lacan propõe uma nova escola, a escola francesa de psicanálise. Surge em Lacan, uma crítica aos modelos de transmissão da psicanálise, e também a um certo esquecimento das obras do Freud, já que é característico das escolas inglesas a constituição de formas alternativas de pensar a psicanalise que se distanciavam das propostas originais de Freud.

Lacan então propõe uma releitura dos trabalhos Freudianos, trazendo contribuições importantíssimas para o movimento psicanalítico, no entanto, embora seu trabalho seja extremamente rico, Lacan alega que sua única contribuição para a psicanalise foi a descoberta do objeto a. Sendo assim, seus seminários são uma rigorosa exploração das obras de Freud onde foi possível compreender e rever muitos conceitos e trabalhos perdidos.

Uma pergunta que fica é, qual a diferença teórica dessas duas principais escolas? Embora ambas tenham como referencia principal o pai da psicanálise, os modelos ingleses estão mais vinculados aos trabalhos de Klein, Winnicott e Bion, enquanto a psicanalise francesa esta relacionada aos trabalhos de Freud e Lacan.

Recomendação:

Ler a teoria dos discursos de Jacques Lacan para compreender melhor sua critica aos modelos de transmissão da psicanalise inglesa e o distanciamento das referencias bases da psicanalise.


Fontes:

As Clínicas da Psicanálise: Sutileza e Força dos “Jogos de Verdade” na Produção de Subjetividade – 2016

Informações do autor:

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais publicações:

Ansiedade: Entendendo Sob a Ótica da Psicanálise Lacaniana

O Que é Ansiedade? Reflexões Psicanalíticas

Neste artigo, exploramos o conceito de ansiedade na psicanálise lacaniana através de uma experiência fictícia em consulta. Discutimos como devolver a responsabilidade de definição ao próprio paciente pode promover um entendimento mais profundo e autônomo da ansiedade. Compreenda a importância da autoresponsabilidade no processo terapêutico e como isso pode transformar a abordagem ao tratar a ansiedade.

Continuar leitura...